← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
A Primavera (Bougainvillea sp) é uma árvore da familia Nyctaginaceae, também conhecida como ceboleiro, três-marias e flor-de-papel, entre outros. Embora seja brasileira, ela ganhou identidade francesa. Daí o nome científico Bougainvillea sp, homenagem ao militar Louis-Antoine de Bougainville, primeiro navegador francês a dar a volta ao mundo numa expedição científica. Numa passagem pelas terras tupiniquins, o botânico Phillibert Commerçon descobriu a espécie nas serras do atual estado do Rio de Janeiro e a nomeou assim.
Árvore-trepadeira de caule escandente (que precisa de apoio de outra planta ou de uma estrutura especial para crescer), ela chega a medir 15 metros de comprimento na fase adulta. Seu caule pode ser facilmente moldado com poda adequada. Na natureza chega a virar uma árvore de grande porte.
O seu nome popular, primavera, faz jus à profusão de cores desta pequena árvore, senhora de jardins, ruas, estradas e quintais do Brasil. São encontradas em variedades branca, roxa, rosa claro, rosa, vermelha, amarela, laranja e outras, simples ou com duas cores. Uma das características mais marcantes do gênero é a presença de brácteas, isto é, folhas modificadas de cores chamativas que visam à atração de polinizadores. Devido a tais características, costumam ser confundidas com pétalas. As verdadeiras pétalas são amarelo-esbranquiçadas e compõem flores diminutas.
Seu caule apresenta espinhos verdadeiros, isto é, que são vascularizados e danificam tecidos subjacentes se removidos, ao contrário dos acúleos das rosas. As folhas de exemplares desse gênero são do tipo simples, oval, de nervuras reticuladas e extremidades lisas. Dispõem-se no caule de modo alternado.
Não disponivel no momento.
Não disponível no momento.
Beija-flores e cambacicas.
| | | |
Ocorre no Brasil, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul até Santa Catarina (nas florestas pluvial atlântica e semidecídua da bacia do Paraná). Também é encontrada na floresta da encosta atlântica.